A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) , estabelece as prioridades e metas para o exercício seguinte e fixa metas fiscais (LRF). É o instrumento de conexão entre o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento anual, pois estabelece a ligação entre o curto prazo (orçamento) e o longo prazo (PPA).
A LDO orienta a elaboração da LOA. Fixa as metas e prioridades da Administração Pública. Dispõe sobre alterações na legislação tributária (previsão de novos tributos, alterações de alíquotas etc).
Estabelece metas fiscais (diferença entre arrecadação prevista e gastos , exceto pagamento de juros). Quando a arrecadação é maior que o gasto, temos um superávit primário.
Estabelece riscos fiscais e os fatores que podem vir a afetar as contas públicas. O Projeto é enviado até dia 15 de abril de cada ano à Câmara, que deve concluir sua votação até 30 de abril e são duas as audiências públicas até a votação.
Os trabalhos legislativos do primeiro semestre não podem encerrar sem a aprovação da LDO O projeto da LDO é elaborado com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças, que fornece a previsão de Receita e as questões relacionadas à Dívida Municipal. Veja mais em legislação.
A LOA (Lei Orçamentária Anual), contém previsão da receita e o detalhamento da despesa para o exercício seguinte Com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pela Câmara de Vereadores, SEMPLA elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte, em conjunto com a Secretaria Municipal de Finanças, consolidando a proposta orçamentária de todos os órgãos.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê a Receita e fixa a Despesa para o exercício de competência e corresponde às prioridades e metas estabelecidas na LDO.
O Projeto é enviado à Câmara dos Vereadores até 30/Set de cada ano e são realizadas, no mínimo, duas audiências públicas pelo Poder Legislativo. Na Câmara, os legisladores discutem a proposta do Executivo, fazem as emendas e votam o projeto.
O Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada Legislatura. Aprovado, o projeto é sancionado pelo prefeito e se transforma em Lei. Veja mais em legislação.
A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) É a lei federal complementar de nº 101/2000 que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal no âmbito da União, Distrito Federal, Estados e Municípios.
A Administração está disponibilizando informações relativas às liquidações de empenhos da Administração Direta e Autarquias e a relação de pagamentos efetuados pelas Empresas Públicas Municipais.
A liquidação, etapa que antecede ao pagamento, reconhece o direito do credor ao recebimento. Para que o pagamento seja efetivado, além da liquidação do empenho, é necessário que sejam atendidas as seguintes condições:
O Portal possui seus serviços separados nas seguintes Áreas: Administrativo, Arrecadação, Financeiro, Legislativo, Materiais, Saúde e Recursos Humanos (de acordo com qual informação o município disponibiliza), facilitando a busca pelo assunto desejado.
O Portal da Transparência atende a Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como as determinações dos decretos municipais. O portal foi criado com o intuito de ser um facilitador de acesso aos assuntos de natureza "transparência" do município.
Reúne e organiza as informações de forma clara e simples facilitando o acesso à informação.
Visite também o nosso Portal de Contas Públicas: http://www.portaldecontaspublicas.com.br
A quantidade de informações constantes no Portal da Transparência faz com que tenhamos diversos fluxos de atualizações. Muitas informações, ou seja, grande parte do Portal é atualizada mensalmente.
Porém, em casos específicos temos atualizações bimestrais, quinzenais, semanais e até mesmo diárias, sempre respeitando prazos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e principalmente o interesse do munícipe. Desta forma, trabalhamos para que o cidadão possa através das funcionalidades do Portal efetuar consultas e pesquisas, acompanhando de perto todas as ações da Prefeitura e aplicação dos recursos públicos.
No Portal da Transparência estão disponíveis informações sobre todos os órgãos que compõem a administração municipal direta e indireta. Por meio das consultas é possível obter dados sobre a administração, onde encontram-se as informações sobre equipe de governo, sites do município, organizações sociais, leis municipais, projetos de lei sancionados e vetados, além de empresas apenadas no município.
| Finalizado | Quantidade |
|---|---|
| Aberto | 310 |
| Finalizado | 175 |
| Descrição | Quantidade |
|---|---|
| DIVERSOS | 43 |
| DENÚNCIA | 39 |
| INFORMAÇÃO | 37 |
| CAPINACAO E LIMPEZA DE LOGRADOUROS. | 31 |
| MANUTENÇÃO DE VIAS PÚBLICAS | 17 |
| EMPRESA DE ÔNIBUS | 16 |
| ABANDONO DE VEÍCULO | 16 |
| ESGOTO | 15 |
| LIMPEZA DE TERRENO PARTICULAR | 13 |
| PROCESSOS | 12 |
| TAPA BURACO EM ASFALTO | 11 |
| AGENDAMENTO DE CONSULTA | 11 |
| ILUMINAÇÃO | 10 |
| LEI DO SILENCIO | 10 |
| COMERCIO IRREGULAR | 9 |
| FISCALIZACAO E CONSTRUÇÃO DE OBRAS | 9 |
| ALVARÁ | 9 |
| CRIAÇAO DE ANIMAIS - VIG. SANITARIA | 8 |
| LIMPEZA DE VIAS PÚBLICAS | 8 |
| CRECHE | 8 |
| ASSIST. SOCIAL - SAÚDE | 6 |
| AGENDAMENTO DE EXAME | 6 |
| FALTA DE FUNCIONARIO | 5 |
| CASCALHAMENTO (COM NIVELAMENTO) | 5 |
| FALTA DE MEDICAMENTO | 5 |
| VISTORIA DE ÁREA PARTICULAR | 4 |
| LIMPEZA DE BOCA DE LOBO E TUBULAÇOES | 4 |
| UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO PUBLICO | 4 |
| DESCARTE | 4 |
| COLETA DE LIXO E RESÍDUOS BIOLÓGICOS | 4 |
| MULTA DE TRÂNSITO | 4 |
| MEIO AMBIENTE | 4 |
| TAPA-BURACOS EM ASFALTO | 4 |
| OBSTRUÇÃO DE PASSEIO PÚBLICO | 3 |
| CONSTRUCAO DE GALERIA DE AGUAS PLUVIAIS | 3 |
| GALERIA DE ÁGUAS PLUVIAIS | 3 |
| LIMPEZA DA VIA PUBLICA | 3 |
| LIMPEZAS DE RUA | 3 |
| LIMPEZA, CAPINAÇÃO E PINTURA DE PRÉDIOS PÚBLICOS | 3 |
| LIMPEZA DE SARJETAS / GALERIAS / TERRENOS | 3 |
| TAPA BURACO | 3 |
| FISCALIZAÇÃO DE LIMPEZA | 3 |
| INVASÃO DE TERRENO | 3 |
| FALTA DE MATERIAL | 3 |
| CAÇAMBA METÁLICA | 3 |
| ACOMPANHAMENTO DE DEMANDA JUDICIAL | 3 |
| TRANSPORTE ESCOLAR | 2 |
| CONSTRUÇÃO DE MURO E PASSEIO | 2 |
| DESABAMENTO | 2 |
| RETIRADA DE ÁRVORE TOMBADA | 2 |
| LIMPEZA DE VIAS (RETIRADA DE BARRO) | 2 |
| CAPINAÇÃO, LIMPEZA E PINTURA DE ESCADARIAS | 2 |
| DROGA | 2 |
| REGULARIZAÇAO DE IMOVEIS | 2 |
| DEFESA CIVIL | 2 |
| CONSTRUÇÃO BASE DE ONIBUS | 2 |
| SUBSTITUIÇÃO DE POSTE | 2 |
| CONSTRUCAO DE VIELA | 2 |
| NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE | 2 |
| RETIRADA DE PERTENCES | 2 |
| MANUTENÇÃO DE CALÇADAS | 2 |
| ESTACIONAMENTO | 2 |
| LIXO / LIXEIRA COLETIVA / PLACA DE PROIBIÇÃO | 2 |
| LIMPEZA DE VIELAS | 2 |
| ALTERAÇÃO DE CONTRATO | 2 |
| DESAPROPRIAÇÃO - LAUDO TÉCNICO COMPLETO | 1 |
| SOLICITAÇAO FUNDO SOCIAL | 1 |
| LIMPEZA DE LIXO | 1 |
| MANUTENCAO DE REDES | 1 |
| RETIRADA DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO | 1 |
| MANUTENÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS | 1 |
| TAXI | 1 |
| FUNDO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO | 1 |
| LICENÇA DE INSTALAÇÃO | 1 |
| REPAROS DE GUIAS E SARJETAS | 1 |
| AGENDAMENTO DE REUNIÃO | 1 |
| ASPERSÃO DE MATA-MATO | 1 |
| LIMPEZA E REPAROS EM CAIXAS E GALERIAS | 1 |
| REVISÃO DE PARECER DO PROCESSO | 1 |
| TAXA DE OCUPAÇÃO (LEI 396/2022) | 1 |
| REVISAO DE CALCULOS | 1 |
| ABELHA | 1 |