A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) , estabelece as prioridades e metas para o exercício seguinte e fixa metas fiscais (LRF). É o instrumento de conexão entre o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento anual, pois estabelece a ligação entre o curto prazo (orçamento) e o longo prazo (PPA).
A LDO orienta a elaboração da LOA. Fixa as metas e prioridades da Administração Pública. Dispõe sobre alterações na legislação tributária (previsão de novos tributos, alterações de alíquotas etc).
Estabelece metas fiscais (diferença entre arrecadação prevista e gastos , exceto pagamento de juros). Quando a arrecadação é maior que o gasto, temos um superávit primário.
Estabelece riscos fiscais e os fatores que podem vir a afetar as contas públicas. O Projeto é enviado até dia 15 de abril de cada ano à Câmara, que deve concluir sua votação até 30 de abril e são duas as audiências públicas até a votação.
Os trabalhos legislativos do primeiro semestre não podem encerrar sem a aprovação da LDO O projeto da LDO é elaborado com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças, que fornece a previsão de Receita e as questões relacionadas à Dívida Municipal. Veja mais em legislação.
A LOA (Lei Orçamentária Anual), contém previsão da receita e o detalhamento da despesa para o exercício seguinte Com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pela Câmara de Vereadores, SEMPLA elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte, em conjunto com a Secretaria Municipal de Finanças, consolidando a proposta orçamentária de todos os órgãos.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê a Receita e fixa a Despesa para o exercício de competência e corresponde às prioridades e metas estabelecidas na LDO.
O Projeto é enviado à Câmara dos Vereadores até 30/Set de cada ano e são realizadas, no mínimo, duas audiências públicas pelo Poder Legislativo. Na Câmara, os legisladores discutem a proposta do Executivo, fazem as emendas e votam o projeto.
O Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada Legislatura. Aprovado, o projeto é sancionado pelo prefeito e se transforma em Lei. Veja mais em legislação.
A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) É a lei federal complementar de nº 101/2000 que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal no âmbito da União, Distrito Federal, Estados e Municípios.
A Administração está disponibilizando informações relativas às liquidações de empenhos da Administração Direta e Autarquias e a relação de pagamentos efetuados pelas Empresas Públicas Municipais.
A liquidação, etapa que antecede ao pagamento, reconhece o direito do credor ao recebimento. Para que o pagamento seja efetivado, além da liquidação do empenho, é necessário que sejam atendidas as seguintes condições:
O Portal possui seus serviços separados nas seguintes Áreas: Administrativo, Arrecadação, Financeiro, Legislativo, Materiais, Saúde e Recursos Humanos (de acordo com qual informação o município disponibiliza), facilitando a busca pelo assunto desejado.
O Portal da Transparência atende a Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como as determinações dos decretos municipais. O portal foi criado com o intuito de ser um facilitador de acesso aos assuntos de natureza "transparência" do município.
Reúne e organiza as informações de forma clara e simples facilitando o acesso à informação.
Visite também o nosso Portal de Contas Públicas: http://www.portaldecontaspublicas.com.br
A quantidade de informações constantes no Portal da Transparência faz com que tenhamos diversos fluxos de atualizações. Muitas informações, ou seja, grande parte do Portal é atualizada mensalmente.
Porém, em casos específicos temos atualizações bimestrais, quinzenais, semanais e até mesmo diárias, sempre respeitando prazos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e principalmente o interesse do munícipe. Desta forma, trabalhamos para que o cidadão possa através das funcionalidades do Portal efetuar consultas e pesquisas, acompanhando de perto todas as ações da Prefeitura e aplicação dos recursos públicos.
No Portal da Transparência estão disponíveis informações sobre todos os órgãos que compõem a administração municipal direta e indireta. Por meio das consultas é possível obter dados sobre a administração, onde encontram-se as informações sobre equipe de governo, sites do município, organizações sociais, leis municipais, projetos de lei sancionados e vetados, além de empresas apenadas no município.
Finalizado | Quantidade |
---|---|
Aberto | 364 |
Finalizado | 10 |
Descrição | Quantidade |
---|---|
DIVERSOS | 30 |
DENÚNCIA | 30 |
BARULHO | 30 |
CAPINACAO E LIMPEZA DE LOGRADOUROS. | 28 |
INFORMAÇÃO | 23 |
ABANDONO DE VEÍCULO | 14 |
LIMPEZA DE TERRENO PARTICULAR | 13 |
MANUTENÇÃO DE VIAS PÚBLICAS | 12 |
TAPA BURACO EM ASFALTO | 11 |
ESGOTO | 10 |
PROCESSOS | 9 |
AGENDAMENTO DE CONSULTA | 8 |
COMERCIO IRREGULAR | 7 |
ILUMINAÇÃO | 7 |
ALVARÁ | 7 |
LEI DO SILENCIO | 7 |
LIMPEZA DE VIAS PÚBLICAS | 6 |
FISCALIZACAO E CONSTRUÇÃO DE OBRAS | 6 |
EMPRESA DE ÔNIBUS | 6 |
CRECHE | 6 |
CASCALHAMENTO (COM NIVELAMENTO) | 5 |
CRIAÇAO DE ANIMAIS - VIG. SANITARIA | 5 |
LIMPEZA DE BOCA DE LOBO E TUBULAÇOES | 4 |
TAPA-BURACOS EM ASFALTO | 4 |
LIMPEZA DA VIA PUBLICA | 3 |
ACOMPANHAMENTO DE DEMANDA JUDICIAL | 3 |
FALTA DE MATERIAL | 3 |
VISTORIA DE ÁREA PARTICULAR | 3 |
LIMPEZA, CAPINAÇÃO E PINTURA DE PRÉDIOS PÚBLICOS | 3 |
TAPA BURACO | 3 |
FISCALIZAÇÃO DE LIMPEZA | 3 |
GALERIA DE ÁGUAS PLUVIAIS | 3 |
DESCARTE | 2 |
COLETA DE LIXO E RESÍDUOS BIOLÓGICOS | 2 |
CONSTRUCAO DE GALERIA DE AGUAS PLUVIAIS | 2 |
CONSTRUCAO DE VIELA | 2 |
LIMPEZAS DE RUA | 2 |
CAPINAÇÃO, LIMPEZA E PINTURA DE ESCADARIAS | 2 |
LIMPEZA DE VIAS (RETIRADA DE BARRO) | 2 |
RETIRADA DE ÁRVORE TOMBADA | 2 |
MEIO AMBIENTE | 2 |
LIMPEZA DE SARJETAS / GALERIAS / TERRENOS | 2 |
ESTACIONAMENTO | 2 |
TRANSPORTE ESCOLAR | 2 |
DESABAMENTO | 2 |
MULTA DE TRÂNSITO | 2 |
REGULARIZAÇAO DE IMOVEIS | 2 |
ASSIST. SOCIAL - SAÚDE | 2 |
CAÇAMBA METÁLICA | 2 |
NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE | 2 |
ALTERAÇÃO DE CONTRATO | 2 |
ASPERSÃO DE MATA-MATO | 1 |
LIMPEZA E REPAROS EM CAIXAS E GALERIAS | 1 |
REVISAO DE CALCULOS | 1 |
MANUTENÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS | 1 |
DEFESA CIVIL | 1 |
DROGA | 1 |
RETIRADA DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO | 1 |
ABELHA | 1 |
SOLICITAÇAO FUNDO SOCIAL | 1 |
FALTA DE MEDICAMENTO | 1 |
LIMPEZA DE LIXO | 1 |
DESAPROPRIAÇÃO - LAUDO TÉCNICO COMPLETO | 1 |
CONSTRUÇÃO BASE DE ONIBUS | 1 |
UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO PUBLICO | 1 |
FUNDO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO | 1 |
LICENÇA DE INSTALAÇÃO | 1 |
TAXA DE OCUPAÇÃO (LEI 396/2022) | 1 |
LIXO / LIXEIRA COLETIVA / PLACA DE PROIBIÇÃO | 1 |
LIMPEZA DE VIELAS | 1 |
INVASÃO DE TERRENO | 1 |
OBSTRUÇÃO DE PASSEIO PÚBLICO | 1 |
RETIRADA DE PERTENCES | 1 |
CONSTRUÇÃO DE MURO E PASSEIO | 1 |
REPAROS DE GUIAS E SARJETAS | 1 |